quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Round #1 - (Primeira Aula)

No texto abaixo estaremos descrevendo a primeira aula ministrada pela professora Keith Mary de Souza Sato na disciplina de Teoria e Metodologia das lutas na faculdade Dom Bosco.

Este blog esta sendo gerenciado por um grupo, o mesmo é formado pelos membros : Gabriel Domingues, Gabriel Tomio, Guilherme Barga, Gustavo Rodrigues & Willian Maia.

A primeira aula prática da turma foi baseada em uma aula teórica que foi ministrada anteriormente, assim como todas as aulas práticas dessa disciplina, sendo assim, para entender a descrição das aulas é necessário ter o conhecimento do conteúdo apresentado nas aulas teóricas.

Foi apresentado a turma os conceitos de : Artes Marciais, Lutas, Esportes de Combate e Brigas.

Vamos então apresentar os conceitos:

ARTES MARCIAIS:  As artes marciais se caracterizam quando as mesmas apresentam o regionalismo dentro das práticas culturais, ou seja, quando seguem uma dada cultura sendo caracteristica da região onde é praticada.  Tem como objetivo defender uma comunidade e/ou um povo, dentro disso, no combate o objetivo é "Neutralizar o adversário o mais rápido possível os ataques e derrotar o oponente, empregando para isso todos os meios necessários" (Reid; Croucher, 2003).

LUTAS:  As lutas são todo e qualquer jogo que coloque duas ou mais pessoas em oposição, sendo o alvo o próprio adversário, acontecendo ataques em todo momento, e o "respeito" ou "ajuda mútua" estando presente.

ESPORTES DE COMBATE: São associações, confederações, associações de luta que organizam competições com regras, rankings, pódios etc...

BRIGAS: Confronto entre dois individuos, não obedecendo regras ou regulamentos, tem como motivo questões de ódio ou adversidade.

Apesar de lutas, esportes de combate e artes marciais ter conceitos diferentes, vale lembrar que ambas estão relacionadas, afinal pra todos os tipos existe a oposição entre dois individuos.


Na aula foi conceituado o que é lutas de percussão e lutas de dominio, apenas pelos nomes já podemos imaginar o que seja, porém vamos aos conceitos:

PERCUSSÃO: São lutas que tem por objetivo tocar, para isso utiliza-se de socos, chutes, cotoveladas etc... Ex. Karatê, Muay Thai, Boxe etc....





DOMINIO: Tem por finalidade agarrar e/ou derrubar, ou seja, lutas de solo, para isso utiliza-se de Chaves, estrangulamentos e imobilizações. Ex. Jiu Jitsu, Judô, Wrestling etc....


Os tipos de lutas podem ser classificadas por distância, sendo as lutas de curta distância aquelas onde a ação motora principal é de segurar/agarrar, as de média distância são as que tem como ação motora principal tocar o adversário, as lutas de longa distância são as que utilizam implementos.

EXEMPLO:

Curta Distância : Jiu Jitsu
Média Distância: Muay Thai
Longa Distânia: Kendo


Sendo assim, vamos para o que foi ministrado na primeira aula prática. As atividades serão descritas conforme a ordem em que foram ministradas, segue logo abaixo :

Atividade 1 = Dinâmica de Cumprimentos

A dinâmica funcionava da seguinte forma, os alunos formam um circulo no espaço determinado e um por um se apresentam, nessa apresentação o aluno deverá falar seu nome e realizar um gesto de luta qualquer, essa atividade serve para socialização, interação e para analisar o conhecimento da turma de movimentos de luta.

Atividade 2 = Deslocamento com Jornal

Nesta atividade cada aluno estará com a posse de uma folha de jornal, os mesmos se deslocaram aleatóriamente pelo espaço, o professor por sua vez estará falando aonde os alunos deverão colocar o jornal, Ex. Professor diz: "andando com jornal na cabeça !!" e os alunos deverão andar com o jornal na cabeça. Essa atividade tem por finalidade desenvolver o esquema corporal e consciência corporal, faz com que os alunos dominem e conheçam o próprio corpo.

Atividade 3 = Luvinhas de Jornal

Ainda de posse do jornal, os alunos deverão "montar luvinhas de jornal" e se organizarem em duplas, ao sinal do professor o aluno deverá tocar o colega e não ser tocado por ele, com o decorrer do exercício trocam-se as duplas e determina lugares para tocar, Ex. professor diz: Só vale tocar o ombro ! assim os alunos só podem tocar o ombro do colega. Essa atividade tem como objetivo fazer com que o aluno compreenda os diferentes tipos de luta e entenda a classificação da luta com "toque", ou seja, lutas de percussão, distância média.

Atividade 4 = Pegar e Proteger

A atividade segue a progressão pedagógica das atividades já descritas, sendo assim, os alunos se organizam em duplas, cada dupla terá a posse de uma "luvinha de jornal" feita na atividade anterior, cada dupla estará sentada no chão, frente a frente e com a "luvinha" entre os dois, ao sinal do professor os membros da dupla tentarão pegar o objeto, quem conseguir pegar o objeto antes do outro deverá proteger o mesmo, quem não conseguiu deverá no solo, tentar recuperar o objeto para si, os "combates" deverão acontecer no chão, não poderá ocorrer nenhum tipo de soco, chutes, joelhadas e cotoveladas, apenas dominio de posição. Esse exercício tem como objetivo trabalhar as lutas de dominío/distância curta.

Atividade 5 = "Esgriminha"

Nessa atividade todos os alunos receberão uma folha de jornal, com ela os mesmos deverão contruir "espadas" de jornal da maneira que quiserem, após isso formam-se duplas e os alunos realizam uma luta com as "espadas", podendo haver apenas contato da espada com o corpo do colega, sendo restrito qualquer outro golpe. O objetivo é trabalhar as lutas de percussão/longa distância.

Atividade 6 = Relaxamento com Objeto

Utilizando-se da "espada" de jornal foi realizado para finalizar a aula, atividade de alongamento e relaxamento.

Essa foi a primeira aula prática da turma, com certo atraso essa postagem está disponível para vocês, em breve o blog estará pontual em suas postagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário