quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Round #10 (Aula 10)

Olá novamente, essa postagem irá descrever a 10ª aula pratica da disciplina de lutas, a segunda sobre o karate-dô (Caminho das Mãos Vazias).

A aula começou com o aquecimento, que foi a brincadeira da "lutinha", porém agora em Duplas, as duplas estariam de braços dados e correndo pelo espaço adequado, ao sinal da professora os mesmos achariam uma outra dupla - de preferência a primeira que estivesse a frente -  e tentaria tocar ombro, tórax, quadril ou pernas, ao mesmo tempo que se defendia dos ataques adversários, em nenhum momento poderia desfazer a dupla.

Já aquecidos passamos para a atividade, a primeira apresentada pela professora foi uma atividade com canção, e caracterizado por ser totalmente lúdica, a turma se organizava em roda e a professora cantava e fazia os gestos referentes a letra. Esta letra era a seguinte: ♫"Lá em Okinawa tinha um karateca, de dia ele treinava, de noite ele dormia"♫, ao final da canção a professora pedia um movimento que todos deveriam realizar, esse poderia ser de chute, soco, defesa etc.....

A segunda atividade foi um mãe cola adaptado, foi eleito um pegador, quem fosse "colado" deveria ficar abaixado, para voltar ao jogo um colega deveria pular por cima do individuo "colado" e fazer um movimento de soco, em segundo momento o aluno abaixado deveria fazer a defesa do soco e assim coloca-se movimentos, dificultando a brincadeira.

Fizemos as atividades ludicas de defesa, movimentos de colocar o "telefone no gancho" e "tirar a espada", para ensinar os tipos de defesa para uma criança por exemplo.

Dessa forma passamos aos chutes, primeiramente fizemos o chute circular, ou "xixi de cachorro" de acordo com as crianças, caracteriza-se por não ser um chute reto, eleva-se uma perna e a mesma faz um movimento  de fora para dentro.


Depois fizemos o chute frontal, o Mae-Geri, pé colocado na altura do queixo do adversário de forma frontal:

Também usado no MMA:

Fizemos após esse momento um jogo de sombra, uma simulação de combate sem o contato entre os participantes.

Trabalhamos também o soco de antecipação, o mais usado no karate, sendo o mesmo Zuki porém projeta-se o corpo aumentando velocidade e envergadura do golpe.


Fizemos uma brincadeira de mestre mandou, todos deitados, e a professora pedia um golpe assim todos deveriam realizar o golpe o mais rápido possível e voltar a deitar. Por fim alongamento...





Nenhum comentário:

Postar um comentário