segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Round # 3 (Aula 3)

Nesta aula nossa disciplina entrou definitivamente nas atividades dos jogos de oposição, aqui foram classificados os tipos dos jogos de oposição, e na prática vivenciamos vários exercícios.

1 - Conquista de Território:

Nunca 3: Funciona como um pega pega, porém existe um "pegador" e um "fugitivo", o resto da turma ficará sentado em duplas, quando o fugitivo sentar ao lado de um membro da dupla no chão, a pessoa localizada do outro lado passará a perseguir quem está em pé trocando assim os papéis. Essa brincadeira visa conquista de espaço.

Sumozinho : Em um espaço delimitado (ex. um quadrado do tatame) estará localizado uma dupla, ao sinal do professor os dois farão um pequeno combate, o objetivo é tirar o adversário do espaço determinado, jogando-o para fora.

Saci : No mesmo espaço delimitado estarão as duplas, porém um segurando uma das pernas do outro, o objetivo é derrubar o adversário a partir dessa posição.

Mestre mandou: A turma fica de um lado da sala, deitados no chão, na frente deles estará um aluno designado o "mestre", o mesmo estará de costas para o resto da turma, essa pessoa deverá dizer uma palavra chave (ex. foi, vai etc...) e se virar, nesse tempo a turma deverá se arrastar até o outro lado, porém quando o mestre estiver de frente para eles os mesmos deverão ficar imoveis, quem se mexer estará fora da brincadeira.

2 - Desequilibrar:

Saltitos: O mesmo "saci" porém agora os alunos ficarão realizando saltitos, e o objetivo continua derrubar o adversário.

Pranchinha: Nesse jogo os participantes ficarão em duplas, o mesmos ficarão em posição de prancha ao solo, ou seja, se apoiando apenas nos pés e mãos, o objetivo é derrubar o outro puxando-lhe a mão a partir dessa posição.

Pé com pé: Nesse exercício os alunos continuarão em duplas, por sua vez os mesmos sentarão no chão e ficarão na posição de pé com pé, o objetivo é derrubar o colega utilizando apenas a força dos pés e sem coloca-los no chão.

Costas ao chão: As duplas dessa vez sentarão um de costas para o outro, ao sinal do professor os mesmos tentarão colocar as costas do colega no chão, quem fizer primeiro ganha !!

Cavalinho: Nessa atividade os alunos ficarão organizados em posição de "cavalinhos e peões", ou seja, um em seis apoios e o outro "montado" em suas costas, ao sinal do professor o "cavalo" deverá derrubar quem estiver montado, que por sua vez não deverá deixar isso acontecer.

Segue-se abaixo mais algumas variantes dos jogos de oposição:


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