segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Round #5 (Aula 5)



INICIAÇÃO NO JUDÔ

Conceito: Além de possuir o símbolo da flor de cerejeira, judô tem como significado em japonês “caminho suave”. Essa modalidade tem como objetivo o fortalecimento do corpo e da alma do ser humano. O criador e mentor do judô foi o japonês Jigoro Kano. Ele criou o judô com a intenção de torná-lo um esporte completo e padronizado, com uma base filosófica muito forte. Uma modalidade que com sucesso foi adaptada e é utilizada pelo homem moderno. O judô é uma arte marcial de agarre, e imobilização, com características extremamente competitivas. É também a arte marcial mais popular no mundo, com 13 milhões de praticantes.

1º MOMENTO

- Flexibilidade
Aquecimento com alongamento, passado por um aluno.

- Corrida Aleatória e Comando

Os alunos corriam aleatoriamente pelo tatame. No momento que a professora desse o comando os alunos deveriam executá-lo. Os comandos eram sentar, deitar de costas para baixo, deitar de barriga para baixo, e rastejar.

2º MOMENTO

- Rolamento frente e trás e batida no chão com o braço

Os alunos ficaram sentados, no comando da professora eles executavam o rolamento para frente com o ombro. Logo em seguida, os alunos executavam o mesmo movimento, porém, para trás. Durante as quedas, os alunos colavam o queixo no peito, e batiam com o braço esticado no chão, para o amortecimento da queda.

- Agarre e Deslocamento

Os alunos formavam duplas e seguravam o kimono do colega na manga e na região do peito (Kumikata). Ambos se deslocavam pelo tatame, tentando arrastar seu colega.

- Hane-Goshi
Os alunos executam o golpe Hane-Goshi, que consiste em derrubar o colega apenas com a Kumikata, puxando com a mão que segura a manga, e empurrando com a mão que segura o kimono na área do peito.

- O-soto-gari
Os alunos executam o golpe O-soto-gari, que consiste em derrubar o colega, colocando o pé esquerdo bem perto do pé da frente do colega, passando com a perna direita pela perna do colega e executando um “Coice” fazendo com que o mesmo jogue a perna para trás, facilitando a apreensão do golpe.

- Disputa
As duplas realizam uma disputa para ver quem derruba seu colega primeiro, com a permissão da utilização dos golpes aprendidos, e também outros golpes de judô.

Imagens:

Kumikata:


Hane - Goshi:


O-soto-gari:







Nenhum comentário:

Postar um comentário